Carregando, aguarde...

Central de atendimento: 11 3056-9955 / Endereço: R. Bento de Andrade, 379 - Jardim Paulista - São Paulo - SP - 04503-011
Doenças

Moscas Volantes

O que são?

São manchas flutuantes que parecem fugir do campo de visão ao tentarmos encará-las de frente. Isso ocorre devido a pequenas concentrações de proteína no líquido que preenche os olhos, denominado vítreo. As partículas desviam a luz até a retina, dando a impressão de que as sombras estão projetadas fora do olho.

Sintomas

O sinal mais claro é o surgimento de pontos que parecem moscas voando ao redor dos olhos. As sombras aparecem ao fixar o olhar em uma superfície lisa e plana, como uma tela branca ou o céu azul.

Tratamento

A vitrectomia — procedimento que retira parte do vítreo, fazendo as partículas diminuírem — só é indicada para casos em que a quantidade ou o tamanho das manchas prejudicam a visão.

Dica da Molinari

  • Movimente os olhos de um lado para o outro e para cima e para baixo, para assentar o líquido em que as moscas volantes ficam depositadas, reduzindo o incômodo que causam.


Marque uma consulta com o oftalmologista ao visualizar luzes brilhantes e/ou moscas volantes com frequência. O especialista irá avaliar se há alguma irregularidade na retina.