Carregando, aguarde...

Central de atendimento: 11 3056-9955 / Endereço: R. Bento de Andrade, 379 - Jardim Paulista - São Paulo - SP - 04503-011
Dicas de saúde ocular

O que é a Melanocitose Oculodermal?

25 de janeiro de 2021

Também conhecida como Nevus de Ota, a Melanocitose Oculodermal é a hiperpigmentação da pele facial, da conjuntiva (membrana que reveste o olho) e da esclera (parte branca dos olhos).

De coloração azulada ou acinzentada, a doença pode ser congênita, ou seja, a pessoa já nasce com a predisposição de desenvolvê-la, ou surgir durante a adolescência ou gravidez, o que sugere que seu aparecimento esteja relacionado à variação hormonal.

Atualmente, existem lasers dermatológicos que removem a mancha da pele. Já em relação aos olhos, o excesso do pigmento é capaz de causar glaucoma, que acomete 10% dos pacientes, e melanoma de coroide, que ocorre em 1 a cada 400 pessoas.

Por esse risco, o acompanhamento com o oftalmologista e os exames que medem a pressão intraocular e o de fundo de olho são imprescindíveis. Caso a pressão esteja alterada, é necessário o uso de colírios ou a realização de uma cirurgia, e em situações de melanoma, o tratamento mais indicado é a braquiterapia ou a enucleação.

RT – Dr. Hamleto Emilio Molinari CRM 19281

Não esqueça de sempre cuidar da saúde dos seus olhos! Entre em contato com a nossa Central de Relacionamento no telefone 11 3056-9955 e agende uma avaliação com os nossos especialistas!