Carregando, aguarde...

Central de atendimento: 11 3056-9955 / Endereço: R. Bento de Andrade, 379 - Jardim Paulista - São Paulo - SP - 04503-011
Dicas de saúde ocular

Fuja dos óculos piratas – O que você precisa saber para comprar seus óculos com segurança!

7 de fevereiro de 2020



O uso dos óculos escuros cumpre o importante papel de proteção contra os raios solares ultravioletas (UV) nocivos, causadores de graves queimaduras e doenças que afetam nossa pele e da mesma forma a nossa saúde ocular.

Segundo dado da Abióptica, 4 em cada 10 brasileiros optam pelo uso de óculos escuros falsificados, os quais não possuem lentes com proteção contra os raios ultravioletas. Quando se usa óculos escuros, a pupila se dilata para captar uma quantidade de luz maior, assim, se as lentes não possuem 100% de proteção, os raios solares (UVA e UVB) penetram com maior facilidade e intensidade nos olhos, danificando a retina. Os óculos escuros piratas podem, ainda, causar fortes dores de cabeça, desconforto e cansaço na visão. Por causa disso, as marcas com selo de certificação vêm investindo cada vez mais em proteção, trazendo novas tecnologias para garantir a segurança dos consumidores.

E eles são realmente necessários, mesmo quando não há luz solar. Os raios UVA e UVB são capazes de ocasionar lesões sérias, como degeneração macular, problema que afeta a retina, e também doenças, como a catarata, responsável por deixar o cristalino opaco, provocando perda parcial ou total da visão. Ao longo do tempo, a exposição excessiva aos raios UVA e UVB ainda pode causar Fotoceratite – espécie de queimadura e Pinguécula – degeneração benigna da conjuntiva do olho.

Para evitar essas complicações recomendamos que a compra de óculos seja realizada em locais de extrema confiança. Além disso, é essencial que o produto possua certificação de proteção contra os raios solares. No momento da aquisição, é importante perguntar ao vendedor se há todos os selos de proteção. Se ainda assim, o paciente tiver dúvidas sobre o produto, agende uma consulta com o oftalmologista para orientações.

Pontos que também devem ser considerados em relação às lentes:

  • Filtrar entre 99% e 100% de toda a radiação UV (abaixo dos 400 nm). Se possível, filtrar a chamada radiação azul (entre 400 e 500 nm);

  • Cobrir a região ao redor dos olhos, para ajudar no combate ao envelhecimento, por danos à pele e pálpebras, causados pelo sol.

  • Além de ser uma barreira contra o vento, evitando o ressecamento dos olhos, mais uma vantagem da utilização de óculos escuros é o bloqueio contra poeira e partículas, que podem causar irritação e vermelhidão.


Ficou na dúvida sobre a melhor opção para você?

Venha agora mesmo e passe com um oftalmologista em uma de nossas unidades. Ligue e agende sua consulta no 11 3056-9955.