Carregando, aguarde...

Central de atendimento: 11 3056-9955 / Endereço: R. Bento de Andrade, 379 - Jardim Paulista - São Paulo - SP - 04503-011
Notícias

Conjuntivite x Coronavírus

13 de abril de 2020

Conjuntivite x Coronavírus
Foi divulgado recentemente pela Academia Americana de Oftalmologia (AAO) um alerta para toda a comunidade médica sobre um sintoma raro, que pode estar associado ao novo coronavírus e tem passado despercebido, a conjuntivite.

Assim como o nariz e a boca, os olhos podem ser um ponto de entrada para o coronavírus infectar uma pessoa e relatórios sugerem que o vírus COVID-19 pode causar uma conjuntivite folicular leve, comum em outras causas virais, e possivelmente pode ser transmitida pelo contato.

Outro dado que chamou a atenção dos especialistas e reforça a afirmação dos sintomas oftalmológicos relacionados ao COVID-19 foi um estudo, publicado no Journal of Virology, que analisou 30 pacientes com Covid-19 na China e descobriu que um paciente tinha conjuntivite, enquanto os outros 29 apresentava o coronavírus nas secreções oculares.

Para ajudar na contenção do vírus, e sendo ponto de muita atenção para todos os nossos oftalmologistas e orientações da chefia, a higienização de aparelhos e toda área de atendimento tem sido reforçada. A AAO diz que o vírus que causa o Covid-19 provavelmente é suscetível aos mesmos desinfetantes à base de álcool e alvejantes que os oftalmologistas comumente usam para desinfetar instrumentos oftalmológicos e móveis de escritório, portanto, não se preocupe, estamos tomando todos os cuidados necessários.

Para os usuários de lentes de contato a sugestão é que as troquem por óculos, por enquanto, para impedir o contato desnecessário das mãos com os olhos.

Para os usuários de óculos, a orientação é para que os higienizem frequentemente com água e sabão.

Para os pacientes comuns, evitem o contato das mãos com a área do rosto, cuidado especial para olhos, nariz e boca.

A AAO ressalta que as descobertas são preliminares e que a conjuntivite é um sintoma raro em comparação com outros sintomas como tosse seca, febre e falta de ar.

Devemos observar que se trata de uma doença ainda pouco conhecida e suas manifestações estão sendo avaliadas e reconhecidas dia a dia, portanto se atente aos sintomas oculares.

 

Mas caso você apresente algum dos sintomas de conjuntivite:

  • Ardência;

  • Coceira;

  • Embaçamento da visão;

  • Inchaço das pálpebras;

  • Lacrimejamento;

  • Olho vermelho;

  • Secreções;

  • Sensação de areia nos olhos;

  • Sensibilidade à luz


 

Direcione-se ao pronto-socorro do Grupo H.Olhos, informe a recepcionista e utilize a máscara de proteção.