Carregando, aguarde...

Central de atendimento: 11 3056-9955 / Endereço: R. Bento de Andrade, 379 - Jardim Paulista - São Paulo - SP - 04503-011
Notícias

Outubro rosa: ABRA OS OLHOS PARA ESSA CAMPANHA!

1 de outubro de 2020

Outubro rosa: ABRA OS OLHOS PARA ESSA CAMPANHA!
Outubro Rosa é uma campanha anual que reforça prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Mas o que câncer de mama tem a ver com os olhos?

Sabemos que o câncer de mama é o câncer mais comum no sexo feminino e os tumores metastáticos* são a forma mais comum de câncer ocular.
*Metástase é a disseminação do tumor para outros órgãos do corpo.

O câncer de mama é responsável por 50% das metástases oculares.

Nos olhos, é mais comum a metástase ocorrer na coroide, (parte responsável pela vascularização da parte posterior do olho), mas nada impede de ocorrer em outras estruturas, como a órbita e a pálpebra.

Para detectarmos alguma alteração ocular secundária temos que realizar um exame chamado mapeamento de retina. Mas, outros exames complementares poderão ser solicitados para confirmar o diagnóstico.

Os sinais das metástases coroide são raros, e os mais comuns, são:
- baixa de visão;
- sintomas de luzes piscantes;
- pontos flutuantes;
- dor e vermelhidão ocular;
- distorção da visão.


Uma avaliação oftalmológica completa, auxiliada por ultrassonografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética, geralmente confirma o diagnóstico. Já o tratamento deve ser feito o mais rápido possível, e pode aliviar os sintomas e controlar a doença.

Quanto mais cedo o diagnóstico, maior a probabilidade de êxito no tratamento e qualidade de vida da paciente, diminuindo o risco de sequelas.

Atenção: Mulheres acima de 40 anos devem fazer o exame de mamografia e fundo de olho anualmente, além claro, realizar autoexame da mama mensalmente.

Agende sua consulta com um oftalmologista e mantenha sua saúde em dia!
11 3056-9955